Gaúchos são comunicados e novo aeroporto é oficializado
O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está apto para receber voos internacionais – exclusivamente para times de futebol. A situação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (18). Conforme a agência, o acordo será válido até 31 de dezembro de 2024, com a intenção de auxiliar nas operações das partidas que envolvem Inter e Grêmio na Sul-Americana e Libertadores. A definição passa a valer a partir desta quarta-feira (19).
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willenbring Júnior, a definição é resultado da atuação de órgãos necessários para o funcionamento de um aeroporto internacional. A regulamentação da Anac exige atuações como de alfândega (Receita Federal), polícia de fronteira (Polícia Federal), de saúde pública (Anvisa) e de vigilância agropecuária (Vigiagro).
Os voos terão que ser marcados pelos clubes envolvidos com até 48 horas de antecedência. A administração do Hugo Cantergiani terá que avisar as autoridades para receber os times. “É só questão de ter algum voo internacional interessado em vir para cá. E aí, só temos que adequar a operação”, disse o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul.
Diante do movimento, o Inter e o Grêmio terão a possibilidade de atuar no Rio Grande do Sul nas disputas da Libertadores e Sul-Americana. O Colorado encara o Rosario Central, da Argentina, pela partida de volta dos playoffs da competição continental, com data-base no dia 23 de julho. A expectativa é de que o estádio Beira-Rio já esteja disponível na data estipulada pela Conmebol.
Inter terá retorno em frente aos gaúchos com o novo aeroporto
O Inter aposta no retorno ao estádio Beira-Rio para que o elenco possa ter menos desgaste físico com as viagens ao longo da temporada. O clube está trabalhando com cerca de 600 funcionários para disponibilizar o Gigante nas próximas semanas. A expectativa é de que o Colorado retorne no começo de julho.